sexta-feira, 6 de junho de 2014

Cuidados com o bebê no inverno

Especialistas ensinam como proteger seu filho do frio em diferentes situações: no banho, na escolha das roupas, na hora de dormir e no 
cuidado com a pele 















Durante a estação mais fria do ano surgem muitas dúvidas sobre como manter o bebê quentinho e longe de problemas de saúde. Mas, como saber se ele está com frio ou calor? Quais as precauções necessárias na hora de dar banho? Como aquecer o pequeno para dormir? Respondemos estas e outras dúvidas:


                                                           
                                                             
HORA DO BANHO


Os pais ou o cuidador precisam estar atentos ao ambiente no qual ocorrerá o banho. Opte por um local sem correntes de ar e procure realizar esta higienização na hora mais quente do dia, que normalmente é no final da manhã ou início da tarde. “O ideal é que a temperatura do lugar esteja por volta dos 24 ou 25 graus. Se necessário, utilize um aquecedor. Caso o use, deixe também uma toalha ou esponja molhadas no espaço do banho para manter a umidade do ar. Tome cuidado ao escolher onde o aparelho ficará para evitar acidentes”, orienta o pediatra Victor Nudelman, diretor clínico do Hospital Albert Einstein.
Antes de colocar a criança na banheira, separe tudo o que você irá utilizar, como o sabonete, a toalha e as roupas. Isto também deve ser feito no calor. Apesar do frio, a temperatura da água não pode ficar muito elevada. “Recomendamos um morno para quente e ao verificar se está agradável coloque o dorso de sua mão na banheira”, diz a enfermeira Patrícia Freitas, do Departamento Materno Infantil e Psiquiátrico da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo.
O cuidado com a temperatura do ambiente e da água é necessário para evitar um choque térmico, ou seja, a transição rápida de um local quente para outro frio. “Quando ocorre esta mudança brusca o sistema cardiovascular realiza todo um processo de adaptação, assim a criança começa a tremer e fica pálida”, explica o pediatra Tadeu Fernando Fernandes, membro do Departamento Científico de Pediatria Ambulatorial da Sociedade Brasileira de Pediatria. 
O banho deve ter um ritmo semelhante aos banhos em outras estações. “Apenas nos casos de bebês prematuros, que possuem reserva de gordura menor quando comparado a outros recém-nascidos, recomendamos uma higienização mais rápida”, afirma Freitas. Lembrando que a limpeza dos pequenos é feita com água e sabonete infantil. “Quanto menos produtos entrarem em contato com a pele do bebê melhor, pois evita alergias”, conta a dermatologista Selma Maria Helene, coordenadora do Departamento de Dermatologia Pediátrica da Sociedade Brasileira de Dermatologia.
Assim que terminar de lavar seu pequeno não o leve peladinho para outro local mais frio. Enrole-o com uma toalha e seque bem, inclusive as dobrinhas. “Feito isso, coloque uma camisetinha ou outra peça de roupa da parte de cima, de modo que o peito do pequeno fique protegido. Depois, você pode colocar a fralda”, orienta Freitas.  A roupa básica deve ser vestida enquanto o pequeno ainda está no local quente em que o banho foi feito. “Deixe para o ambiente mais frio apenas as roupas de cima”, afirma Fernandes. O banho pode ser feito uma vez ao dia. Faça outras vezes caso o bebê se suje muito.


     ESCOLHA DAS ROUPAS


 Ao decidir o que seu filho irá vestir em um local frio leve em consideração o que você está usando. “Tomamos por parâmetro que a mãe coloque uma roupa a mais do que ela está vestindo. Além da mantinha do pequeno”, orienta Nudelman. Opte por roupas de algodão, especialmente aquelas que estarão em contato direto com a pele do bebê, assim você evita alergias. “Caso o bebê esteja com mãos e pés gelados coloque luvas e meias”, afirma Fernandes.
Além disso, cuidado para não expor o pequeno a um frio excessivo. “Evite sair com o bebê no comecinho da manhã ou durante a noite, momentos gelados do dia”, diz o pediatra Eduardo Brandina .

                                                              
 HORA DE DORMIR 





Na hora de dormir os pais precisam ficar atentos para a escolha das vestimentas e cobertas do pequeno. “Quando o bebê dorme, ele se mexe. Cobertores ou roupas pesadas limitam os movimentos, podendo até suprimir a respiração dele e causar a morte súbita”, alerta Fernandes. Por isso, os pediatras recomendam o uso de cobertas e roupas leves. Atualmente, no mercado, há diversas opções de tecidos quentes e que não são pesados, tanto para as roupas quanto para se cobrir, como os edredons.
Os cobertores costumam ficar guardados nos armários e são retirados apenas durante o inverno. Portanto, antes de usar é importante lavar e colocar no sol.  Isto evita os riscos de alergia no bebê e em toda a família.

                                                
O BEBÊ ESTÁ COM FRIO OU COM CALOR?






Os pais podem ficar atentos a algumas questões para saber se o bebê está passando frio ou calor. “Caso a mãe tenha exagerado nas roupas, o pequeno fica inquieto, não relaxa. Além disso, pode suar, especialmente na cabecinha, e a temperatura corporal fica elevada”, conta a pediatra Leda Amar Aquino, membro do Departamento Científico de Pediatria Ambulatorial da Sociedade Brasileira de Pediatria. 
Este aumento de temperatura é chamado de hipertermia e pode ser diferenciado de uma febre. “Antes de medicar, recomendo tirar algumas peças de roupa da criança, esperar uns minutos e medir novamente a temperatura. Se ela baixar era hipertermia”, orienta Fernandes.
Caso o pequeno esteja com frio irá lhe dar sinais. “Ele chora quando sente este desconforto”, diz Aquino. Coloque a sua mão no tórax do bebê para ver se está com uma boa temperatura. Além disso, as mãos e pés do seu filho podem ficar gelados e mais roxinhos.

                                                      
A PELE DO BEBE E O INVERNO


A pele do bebê requer alguns cuidados especiais no inverno. “Durante o banho, a água quente e os banhos prolongados podem causar o ressecamento da pele”, afirma Helene. Já o creme hidratante pode ser usado apenas após recomendação médica. “Vai depender da pele do pequeno: quando ela é normal não é necessário e não pode ser qualquer creme, é importante utilizar versões infantis”, alerta. Agasalhar demais os filhos também pode causar brotoejas.

                                                            
OUTROS CUIDADOS


Durante o inverno, é comum o pequeno sentir sede. “Isto ocorre devido ao ar seco, então ofereça água mais vezes e, se ele ainda estiver no aleitamento exclusivo, amamente com maior frequência”, diz Nudelman. O clima também pode fazer com que os olhos fiquem irritados e o nariz seco, por isso pode ser necessário pingar um colírio ou utilizar soro no nariz do bebê. Lembre-se de consultar o médico antes de usar qualquer tipo de medicamento.





Nenhum comentário:

Postar um comentário