sexta-feira, 23 de maio de 2014

Rinite alérgica em crianças: sintomas e prevenção



Os pais que têm filhos com rinite alérgica já sabem. Vira-e-mexe o nariz da criança ficaentupido e coça, ela espirra, tem pruridos nagarganta e ouvido. Mas além desses sintomas mais comuns da alergia, um estudo apresentado em um encontro anual da American Academy of Otolaryngology, em Chicago (EUA), mostrou que desconfortos como dor de cabeça, de ouvido e pressão facial também aparecem nas crianças que sofrem com o problema. 

“Uma das conseqüências da alergia é inchar a mucosa da pele. Se esse inchaço acontece, por exemplo, na cavidade dos seios da face, há uma obstrução da saída do ar e das secreções dessa região, o que causa a pressão facial”, diz Victor Nudelman, alergista infantil do Hospital Albert Einstein (SP). 

Segundo Olavo de Godoy Mion, otorrinolaringologista do Hospital Santa Catarina (SP), a rinite crônica acaba trazendo ainda outros problemas para a criança. “Ouvido, nariz e garganta estão interligados. Se o nariz da criança está entupido, a sua comunicação com o ouvido fica afetada e podem surgir infecções e problemas de audição, por exemplo”, afirma. 

E essas manifestações da alergia prejudicam a qualidade de vida da criança. Como ela tem dificuldade para respirar, dorme mal, o que interfere em seu crescimento e no aprendizado escolar. Por isso, o ideal é ficar atento se esses sintomas aparecerem nos pequenos para buscar um tratamento o mais rápido possível. 

O que é a rinite alérgica

A rinite é uma inflamação do nariz e das mucosas dos seios paranasais de origem alérgica. É uma reação às proteínas de seres biológicos, como o pólen e o pêlo de animais. Mas há uma rinite que não é a alérgica, e sim irritativa por conta de um agente químico. “Quem não é alérgico não vai ter problema ao cheirar uma flor. Mas a fumaça de cigarro, por exemplo, vai gerar uma rinite independente de essa pessoa ter ou não alergia”, diz Olavo. 

Essa alergia pode surgir em qualquer momento da vida. Se a criança nasce com o gene para ter a reação, o problema vai se manifestar somente quando ela entrar em contato com o alérgeno. Porém, isso não acontece de uma hora para a outra. A alergia vai desenvolvendo aos poucos à medida em que fica exposta ao que a sensibiliza. 

Prevenção 
O melhor quando se fala em alergia é a prevenção, ou seja, ficar longe do que a provoca. Mas isso não afasta a necessidade do uso de medicamentos em alguns casos. Uma dica do otorrinolaringologista é lavar todos os dias o nariz com soro fisiológico para dificultar o contato dos alérgenos com as mucosas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário